AMB Com

Desde 2005 contando histórias, construindo marcas e gerando negócios.

Em um mercado cada vez mais competitivo, ser destaque na imprensa em espaços jornalísticos é fundamental para manter uma comunicação massiva ativa com clientes, prospects, parceiros, fornecedores e investidores.

Com uma linguagem leve e com sugestões de pautas relevantes e criativas, nossa equipe de jornalismo conquista diariamente espaços nos principais veículos de mídia no Brasil e América Latina para os nossos clientes.

Como resultado do trabalho estratégico e ativo da Assessoria de imprensa, sua companhia pode conseguir:

    1. Fidelizar e conquistar novos clientes
    2. Atrair sócios e investidores
    3. Institucionalizar sua marca
    4. Elevar seu status dentro do segmento em que atua
    5. Consolidar a credibilidade e qualidade do serviço e/ou produto que você vende.

 

 

Saiba Mais:

Em 2015 foram mais de R$ 900 milhões reais em espaços de mídia conquistados pela AMB Com para os nossos clientes, que como resultado: atraíram investidores, alcançaram praças comerciais antes inexploradas, conquistaram novos clientes, novas parcerias e fornecedores, novo público consumidor, além de um ganho inestimável em valor de marca e institucionalização de mercado.

A assessoria de imprensa prospecta espaços jornalísticos na mídia foco para que a sua empresa esteja em destaque entre as principais marcas do seu setor, atuando como uma central de fontes para a mídia nacional, disponibilizamos nossos clientes para participarem de matérias que vão de encontro com o público-alvo consumidor da empresa e formadores de opinião.

Os espaços que conquistamos são jornalísticos, portanto NÃO ESTÃO À VENDA.

A assessoria de imprensa pode ser trabalhada em três frentes:

CONSULTORIA

INSTITUCIONAL

PRODUÇÃO

Consultoria

O foco neste tipo de divulgação está na participação de executivos da empresa em matérias que sejam relevantes para o mercado de atuação, ou para profissionais liberais que desejam ser reconhecidos por um segmento em especial.

Neste tipo de matérias é imprescindível fornecer ao jornalista dados que permeiem a leitura do segmento de atuação e posicionamento do mercado, ou no caso de consultoria prática o objetivo é nortear o consumidor de informação quanto a melhor forma de resolver situações cotidianas como: saúde, macro economia, gestão de pequenos e médios empreendimentos, consultoria jurídica e contábil, possibilidades de investimento, mercado imobiliário e de ações, entre outros.

 

Institucional

O foco institucional é indicado para empresas que querem se posicionar junto ao público alvo de negócios: empresários, altos executivos, fornecedores, franqueados, investidores e advisors.

A imprensa que cobre matérias institucionais precisa ter acesso a informações de: faturamento, estratégia macro econômica e operacional, posicionamento de mercado, board executivo, business plans, previsões econômicas e de crescimento de médio e longo prazo.

 

Produção

As pautas de produção vêm sempre em formato de editorial fotográfico, onde a foto do produto é divulgada com o nome da marca, SAC e preço. Se a sua empresa produz algum tipo de produto (atacado ou varejo), ela pode ser notícia nos editoriais fotográficos, figurando em revistas, TV, jornais, rádios e portais, sempre nas editorias destinadas ao público alvo do seu produto. Com o foco em massificar a marca e seus produtos exclusivos trabalhamos ativamente na produção de cenários e figurinos nas novelas da Globo, SBT e Record.

Nem sempre ter um departamento de comunicação é possível para algumas empresas, o que não significa que não é de extrema importância ter metodologias e boas práticas na condução da comunicação da companhia, neste caso com um projeto de consultoria de comunicação um profissional gabaritado pode, através do entendimento das rotinas e segmento da empresa, desenvolver um planejamento com métodos e táticas orientados aos departamentos da corporação, a fim de que um canal de comunicação coeso e práticas que regem a troca de informações internas e externas sejam estabelecidos.

Para as empresas que já possuem um departamento de Comunicação e marketing a contratação de uma consultoria é indicada para que através de técnicas e metodologias robustas seja possível desenvolver um caminho diferenciado e estratégico para ser executado pelo departamento, afinal de contas quem vê de fora enxerga os melhores caminhos com mais facilidade e pode criar um mapa prático para indica-lo.

Através das consultorias e treinamentos aplicados nos últimos anos a AMB Com tem conseguido excelentes resultados para os clientes, criando planejamentos de comunicação com a imprensa, projetos de endomarketing e metodologias de comunicação aplicadas.

Um departamento de comunicação robusto e bem azeitado pode conduzir a empresa por caminhos sólidos e estratégicos com a finalidade de buscar mais solidez, credibilidade e resultados junto a clientes, parceiros e colaboradores.

Texto, sem contexto é pretexto para desinformação!

O conteúdo é um organismo vivo que precisa ser manipulado adequadamente para que a mensagem seja passada sem ruídos ou margem para interpretações inexatas.

Para que a mensagem seja entregue é preciso estratégia e conhecimento técnico para atingir o objetivo.

Para que você saiba exatamente o que a sua empresa precisa, montamos uma definição básica de diversos tipos de comunicação textuais que são indispensáveis em diversos momentos das rotinas coorporativas.

E aí, com qual texto você vai para a demanda que o “chefe” enviou?

Acompanhe abaixo os diferentes tipos de texto e para que “ocasião” cada um se adequa:

Press Release – ele deve ser direcionado unicamente à imprensa ou formadores de opinião.

Editorial – deve ser direcionado à imprensa ou público interno e se refere à apresentação de uma série de assuntos (notícias) que vão ser apresentados através de um veículo oficial da companhia (jornal, revista, newsletter, entre outros).

Artigo – tem o foco de apresentar o ponto de vista de um profissional sobre um tema específico e deve ser direcionado às pessoas que possam (ou devem) se interessar pela temática apresentada pela ótica do autor.

Nota – tem o foco de esclarecer e/ou informar de maneira objetiva um determinado assunto. A orientação da nota pode ser para imprensa, público interno ou externo (clientes, fornecedores, parceiros, prospects etc.)

Mensagens eletrônicas: Pode-se estabelecer um template padrão para cada tipo de mensagem eletrônica que são trocadas dentro de uma rotina determinada entre departamentos, com fornecedores, clientes, parceiros, prospects etc. Com os templates determinados e aprovados, fica a encargo do colaborador apenas encontrar a mensagem já pré redigida que melhor se adapta ao cenário que ele precisa deliberar.

Post – o foco é a publicação em rede social ou blog, com linguagem apropriada ao público e meio.

Newsletter – indicado para passar diversas informações com textos curtos dividas em tópicos e/ou áreas de interesse.

Comunicado Oficial – pode ser direcionado a público interno ou externo e tem como foco anunciar deliberações e/ou determinações importantes com impacto direto ou indireto nas rotinas corporativas e/ou comerciais.

Convites – Para cada público deve-se estabelecer uma linguagem adequada com a escolha correta de informações a serem reproduzidas com a finalidade de convidar um determinado público para um evento da empresa, seja ele: social, comercial, interno, externo etc.

Discurso / Palestras – Muitos executivos precisam discursar em situações comerciais, sociais e internamente em suas empresas, no entanto, poucos possuem eloquência textual e técnicas que facilitam o resumo de temáticas, sem para isso afetar o conteúdo ou mensagem a ser passada de maneira a dificultar a compreensão do tema apresentado, para isso, contar com um profissional capacitado à apresentar um tema em formato de discurso ou palestra, facilita a otimização de conteúdo e tempo para que o palestrante/discursador possa focar na empatia do público e desenvolvimento ideal do tema a ser apresentado.

Apresentações – O conteúdo fala mais alto que mil imagens, é ele que vai garantir que a informação apresentada seja absorvida, de fato, pelo público correspondente. Otimizar o conteúdo em tópicos claros, objetivos e curtos é uma tarefa muito complexa e que pode ser facilmente executada através de técnicas de desenvolvimento textual e criatividade seletiva. Saber nem sempre significa poder explicar, é aí que o profissional de texto se faz indispensável.

Relatórios quantitativos/qualitativos – Ler números, pesquisas, métricas e, através de um conteúdo preciso e objetivo passar as informações necessárias, selecionando o público correto, segregando e direcionando informações para cada um deles é um dos grandes desafios enfrentados por muitas empresas e muitos profissionais. Saber escrever vai além de trabalhar bem com as palavras, é preciso técnica e tática para passar uma informação de maneira simples, correta e sem margens para interpretações inexatas.

Templates FAQ – Quem precisa de um serviço direto de atendimento ao cliente precisa desenvolver mecanismos que facilitem as demandas diárias de: reclamações, solicitações, informações etc. Criar templates com respostas padronizadas paras questões mais frequentes, ou mais importantes que podem ser levantadas por consumidores e parceiros, é o caminho mais curto para a excelência de SAC e, para que as informações sejam passadas da maneira correta é preciso muito mais que um copy/paste do que há disponível na internet, é preciso aliar criatividade, técnica e pesquisa.

Anúncios – Numa época em que qualquer ruído de informação ou erro pode ser viralizado na internet em forma de piadas e memes, trabalhar o conteúdo dos anúncios (online e off-line) em conformidade com as imagens e de acordo com o público alvo é fundamental. Não se arrisque acreditando que uma imagem vale mais que mil palavras, para explicar esta teoria, sete palavras foram usadas e nenhuma imagem. Pense nisso.

Slogan – Toda empresa deveria ter um slogan, ou uma frase que traduza a sua proposta de serviço/produto de maneira impactante. Para criar um slogan é preciso entender de texto e entender de comunicação.

Rótulos e embalagens – Muitas marcas se preocupam com a apresentação visual dos produtos e não se dão conta de que o texto do rótulo é essencial para: cativar, fidelizar e informar o cliente tanto em relação à finalidade do produto, quanto em relação ao modo de uso. Um rótulo com conteúdo bem trabalhado pode, além de fazer a marca vender mais, evitar uma série de problemas de pós-venda.

HouseOrgans – em formatos online e off-line, este tipo de veículo oficial das empresas se assemelham à veículos de mídia, com pautas e temáticas produzidas com a finalidade de informar aos diferentes públicos da empresa tudo o que se passou de relevante dentro da organização de acordo com a periodicidade pré-definida. Empresas que querem obter algum tipo de ISO são obrigadas por determinação da certificação a manter um sistema de comunicação ativo entre diretorias e colaboradores, os diferentes tipos de HouseOrgan são excelentes opções.  #FicaADica

Textos Institucionais – são conteúdos que podem ser destinados a diferentes tipos de público dependendo da ferramenta e estratégia de marketing. Este tipo de texto tem o foco de informar e “vender” a empresa para parceiros, clientes e colaboradores. As formas mais comuns de se difundir os textos institucionais são: site, folder, portfólio, flyer, filipeta, informativo e blogs.

A internet veio para revolucionar o mundo de uma maneira nunca vista antes. Hoje fronteiras, barreiras, limites e distância praticamente não existem. Tudo se resolve por e-mail, aplicativos de mensagens instantâneas e redes sociais. Em universo em que o “virtual” impera, abordagens “reais” e criativas são verdadeiros coringas na: prospecção de clientes, introdução de novos produtos e serviços no mercado, para conhecer o perfil consumidor da sua marca e aproximar do relacionamento diário da sua empresa parceiros, clientes e formadores de opinião.

Estudos revelam que 90% do material de marketing (online e off-line) enviados não atinge o objetivo de converter novos negócios ou de iniciar uma conversação com o público alvo por um motivo muito simples: O MATERIAL DE MARKETING SE PERDE NO CAMINHO ANTES DE ATINGIR A PESSOA CERTA!

Em contrapartida, 90% das empresas que utilizaram ferramentas de Design Thinking atingiram os seus objetivos, por contarem com abordagens diferenciadas e impactantes, normalmente com uma dose extra de criatividade e humor que: ATINGIRAM A PESSOA CERTA, ENCANTARAM A PESSOA CERTA E EM 35% DOS CASOS TROUXERAM O “CLIENTE” AMADO EM MENOS DE TRINTA DIAS e isso não é “trabalho” é “criatividade aplicada”.

Dentro do núcleo de Design Thinking trabalhamos o marketing de persuasão que tem a finalidade de: entender sua demanda, desenvolver várias ideias para suprir sua necessidade mercadológica, criar um protótipo da ideia aprovada e desenvolver uma peça de marketing especifica e estratégica, que foge completamente dos meios tradicionais de abordagem, com a finalidade de encantar o seu público alvo.

Nossas ideias são desenvolvidas com planejamento exclusivo para cada um dos nossos clientes o que garante maior impacto no approach do seu público alvo.

Saiba Mais

Nos últimos dois anos através de peças de DT, com uma estratégia persuasiva de marketing a AMB Com atingiu mais dez mil pessoas, gerando negócios na ordem de milhões de reais para os nossos clientes.

Com um DNA marcado pela criatividade, a AMB Com oferece neste serviço um olhar atento ao mercado nacional e internacional e traz para os seus clientes soluções e metodologias certeiras e que fazem a diferença.