Conteúdos Especializados

Texto, sem contexto é pretexto para desinformação!

O conteúdo é um organismo vivo que precisa ser manipulado adequadamente para que a mensagem seja passada sem ruídos ou margem para interpretações inexatas.

Para que a mensagem seja entregue é preciso estratégia e conhecimento técnico para atingir o objetivo.

Para que você saiba exatamente o que a sua empresa precisa, montamos uma definição básica de diversos tipos de comunicação textuais que são indispensáveis em diversos momentos das rotinas coorporativas.

E aí, com qual texto você vai para a demanda que o “chefe” enviou?

Acompanhe abaixo os diferentes tipos de texto e para que “ocasião” cada um se adequa:  

Press Release – ele deve ser direcionado unicamente à imprensa ou formadores de opinião.

Editorial – deve ser direcionado à imprensa ou público interno e se refere à apresentação de uma série de assuntos (notícias) que vão ser apresentados através de um veículo oficial da companhia (jornal, revista, newsletter, entre outros).

Artigo – tem o foco de apresentar o ponto de vista de um profissional sobre um tema específico e deve ser direcionado às pessoas que possam (ou devem) se interessar pela temática apresentada pela ótica do autor.

Nota – tem o foco de esclarecer e/ou informar de maneira objetiva um determinado assunto. A orientação da nota pode ser para imprensa, público interno ou externo (clientes, fornecedores, parceiros, prospects etc.)

Mensagens eletrônicas: Pode-se estabelecer um template padrão para cada tipo de mensagem eletrônica que são trocadas dentro de uma rotina determinada entre departamentos, com fornecedores, clientes, parceiros, prospects etc. Com os templates determinados e aprovados, fica a encargo do colaborador apenas encontrar a mensagem já pré redigida que melhor se adapta ao cenário que ele precisa deliberar.

Post – o foco é a publicação em rede social ou blog, com linguagem apropriada ao público e meio.

Newsletter – indicado para passar diversas informações com textos curtos dividas em tópicos e/ou áreas de interesse.

Comunicado Oficial – pode ser direcionado a público interno ou externo e tem como foco anunciar deliberações e/ou determinações importantes com impacto direto ou indireto nas rotinas corporativas e/ou comerciais.

Convites – Para cada público deve-se estabelecer uma linguagem adequada com a escolha correta de informações a serem reproduzidas com a finalidade de convidar um determinado público para um evento da empresa, seja ele: social, comercial, interno, externo etc.

Discurso / Palestras – Muitos executivos precisam discursar em situações comerciais, sociais e internamente em suas empresas, no entanto, poucos possuem eloquência textual e técnicas que facilitam o resumo de temáticas, sem para isso afetar o conteúdo ou mensagem a ser passada de maneira a dificultar a compreensão do tema apresentado, para isso, contar com um profissional capacitado à apresentar um tema em formato de discurso ou palestra, facilita a otimização de conteúdo e tempo para que o palestrante/discursador possa focar na empatia do público e desenvolvimento ideal do tema a ser apresentado.

Apresentações – O conteúdo fala mais alto que mil imagens, é ele que vai garantir que a informação apresentada seja absorvida, de fato, pelo público correspondente. Otimizar o conteúdo em tópicos claros, objetivos e curtos é uma tarefa muito complexa e que pode ser facilmente executada através de técnicas de desenvolvimento textual e criatividade seletiva. Saber nem sempre significa poder explicar, é aí que o profissional de texto se faz indispensável.

Relatórios quantitativos/qualitativos – Ler números, pesquisas, métricas e, através de um conteúdo preciso e objetivo passar as informações necessárias, selecionando o público correto, segregando e direcionando informações para cada um deles é um dos grandes desafios enfrentados por muitas empresas e muitos profissionais. Saber escrever vai além de trabalhar bem com as palavras, é preciso técnica e tática para passar uma informação de maneira simples, correta e sem margens para interpretações inexatas.

Templates FAQ – Quem precisa de um serviço direto de atendimento ao cliente precisa desenvolver mecanismos que facilitem as demandas diárias de: reclamações, solicitações, informações etc. Criar templates com respostas padronizadas paras questões mais frequentes, ou mais importantes que podem ser levantadas por consumidores e parceiros, é o caminho mais curto para a excelência de SAC e, para que as informações sejam passadas da maneira correta é preciso muito mais que um copy/paste do que há disponível na internet, é preciso aliar criatividade, técnica e pesquisa.

Anúncios – Numa época em que qualquer ruído de informação ou erro pode ser viralizado na internet em forma de piadas e memes, trabalhar o conteúdo dos anúncios (online e off-line) em conformidade com as imagens e de acordo com o público alvo é fundamental. Não se arrisque acreditando que uma imagem vale mais que mil palavras, para explicar esta teoria, sete palavras foram usadas e nenhuma imagem. Pense nisso.

Slogan – Toda empresa deveria ter um slogan, ou uma frase que traduza a sua proposta de serviço/produto de maneira impactante. Para criar um slogan é preciso entender de texto e entender de comunicação.

Rótulos e embalagens – Muitas marcas se preocupam com a apresentação visual dos produtos e não se dão conta de que o texto do rótulo é essencial para: cativar, fidelizar e informar o cliente tanto em relação à finalidade do produto, quanto em relação ao modo de uso. Um rótulo com conteúdo bem trabalhado pode, além de fazer a marca vender mais, evitar uma série de problemas de pós-venda.

HouseOrgans – em formatos online e off-line, este tipo de veículo oficial das empresas se assemelham à veículos de mídia, com pautas e temáticas produzidas com a finalidade de informar aos diferentes públicos da empresa tudo o que se passou de relevante dentro da organização de acordo com a periodicidade pré-definida. Empresas que querem obter algum tipo de ISO são obrigadas por determinação da certificação a manter um sistema de comunicação ativo entre diretorias e colaboradores, os diferentes tipos de HouseOrgan são excelentes opções.  #FicaADica

Textos Institucionais – são conteúdos que podem ser destinados a diferentes tipos de público dependendo da ferramenta e estratégia de marketing. Este tipo de texto tem o foco de informar e “vender” a empresa para parceiros, clientes e colaboradores. As formas mais comuns de se difundir os textos institucionais são: site, folder, portfólio, flyer, filipeta, informativo e blogs.